Conhecido internacionalmente como um dos maiores referenciais em cores, o programa Pantone Color of the Year tem previsto e direcionado as tendências de cor nos últimos 25 anos, refletindo o ambiente cultural em diversos setores criativos que utilizam a linguagem da cor e a psicologia das cores, como branding, marketing, moda, além de arquitetura e design.
No entanto, as tendências de cor não se limitam apenas ao que está na moda e ao que não está. A cor desempenha um papel importante em estimular os sentidos, evocando memórias ou sentimentos com base em experiências passadas e influências coletivas ao redor do mundo. Na psicologia das cores nos projetos comerciais, por exemplo, descobriu-se que a presença de tons específicos pode alterar o conforto e os níveis de energia dos consumidores, ditando, em última análise, as preferências e o comportamento dos compradores. Em ambientes médicos, a combinação de uma base neutra com cores de destaque que transmitem calma demonstrou reduzir o estresse e a ansiedade.
No entanto, a psicologia das cores não é uma ciência exata. Quando expressa em declarações simples e diretas, a parte "científica" muitas vezes é simplificada a ponto de tornar-se insignificante, até mesmo adentrando o campo da pseudociência não útil, podendo resultar na demonização ou estereotipagem de certas cores. Ao focar, a cada ano, em um novo fenômeno cultural de cor, um dos propósitos originais do programa Cor do Ano, conforme explicado pela Pantone, é "inspirar as pessoas a olhar para a cor de uma maneira diferente", abrindo um novo mundo de oportunidades coloridas.
Aliada às preferências pessoais, uma pequena dose de psicologia das cores e, é claro, inspiração no arquivo de projetos do ArchDaily, arquitetos e designers podem consultar as Cores do Ano Pantone para garantir que atinjam exatamente o tom certo, esteja ele na moda ou não. Vamos dar uma olhada em algumas das cores mais recentes do ano, juntamente com exemplos de projetos que as utilizaram.
Cor do Ano Pantone 2023: Viva Magenta
Um vermelho profundo e rico com nuances de rosa escuro e maduro, "Viva Magenta é ousado e destemido", apresenta a Pantone em sua escolha para a Cor do Ano de 2023. "Uma cor pulsante, cuja exuberância promove uma celebração alegre e otimista, escrevendo uma nova narrativa", Viva Magenta tornou-se parte da tendência de maximalismo em 2023. A escolha da cor forte representou uma "verve pela vida e um espírito rebelde, cheio de audácia, sagacidade e inclusividade".
10 projetos que utilizam a Cor do Ano Pantone 2023 – Viva Magenta:
Casa no Rés do Chão - Serralves / oitoo
Pavilhão Sikbang Maru / one-aftr
Gwang-ju View Folly / Moon Hoon
Lanchonete Açaípark / Dezembro Arquitetos
A6K Workspace / Traumnovelle
Delphi LUX, Cinema / Batek Architekten + Ester Bruzkus Architekten
Call Me MOSAIC Bookstore / TurtleHill
Crimson Sequence / Admin Studio
Vila em Miryang / Moon Hoon
Collective Housing in Baró Tower / MIAS Architects
Cor do Ano Pantone 2022: Very Peri
Em 2022, a Pantone mostrou que a seleção da Cor do Ano não se tratava simplesmente de apontar para um ponto no círculo cromático. Sem uma tonalidade existente que sentissem que pudesse representar adequadamente a atual cultura de cores, Very Peri foi criada especificamente para esse propósito. Nomeada após a flor periwinkle, uma tonalidade entre lavanda e azul, a escolha representou os tempos transformadores nos quais foi selecionada. "Very Peri é um símbolo do momento global. À medida que emergimos de um período intenso de isolamento, as nossas noções e padrões estão a mudar, e as nossas vidas físicas e digitais fundiram-se de novas formas", explica Pantone.
10 projetos que utilizam a Cor do Ano Pantone 2022 – Very Peri:
Transsensorial Gateway / noa* network of architecture
Residência TEC 205 / Moneo Brock Studio
YU! Hotel / Alfredo De León Méndez
Matemática: A Galeria Winton / Zaha Hadid Architects
The Year / Estudio Guto Requena
Soundwave / penda
Northwestern Sailing Center / Woodhouse Tinucci Architects
Massy Logements / du Besset-Lyon Architectes
Ziggo Dome / Benthem Crouwel Architects
Purple Hill House / IROJE KHM Architects
Cor do Ano Pantone 2021 (combinação): Illuminating e Ultimate Gray (Amarelo e Cinza)
Em um momento (final de 2020) em que a pandemia de COVID-19 havia fragmentado o mundo, a combinação de duas cores para a Cor do Ano Pantone em 2021 foi "um casamento de cores transmitindo uma mensagem de força e esperança que é tanto duradoura quanto inspiradora", relembra a Pantone. Escolhendo uma combinação de cores - "um amarelo brilhante e alegre que brilha com vivacidade e um cinza Ultimate Gray silencioso e seguro, encorajando sentimentos de compostura, estabilidade e resiliência" - apenas pela segunda vez na história do programa, as duas cores destacam o melhor uma da outra quando combinadas.
10 projetos que utilizam as Cores do Ano Pantone 2021 – Illuminating e Ultimate Gray:
Industria / Haworth Tompkins
Corpo de Bombeiros de Speising / Illiz Architektur
Student Hotel / The Invisible Party
Tetuan coliving / ch+qs arquitectos
Marília Fit / David Guerra Arquitectura e Interior
Treves & Hyde / Grzywinski+Pons
Industrial Remodelation at Villaperez / Padilla Nicás Arquitectos
Ham on Wheels / External Reference Architects
Plataforma Zero KIOSK / A2OFFICE
Gymnastics Building / Heams & Michel Architects
Cor do Ano Pantone 2020: Classic Blue
"Como o céu ao entardecer," explica a Pantone sobre a Cor do Ano de 2020, o Classic Blue está repleto da serenidade de um céu noturno interminável. Associado ao fim de um dia e ao surgimento da especulação de outro, a Pantone descreve a escolha como "uma base confiável e estável para se construir ao atravessar o limiar para uma nova era."
10 projetos que utilizam as Cores do Ano Pantone 2020 – Classic Blue
Abrigo para Piscina ge(LUIF)el / Atelier Janda Vanderghote
Cloud Kindergarten of Luxelakes / TEKTONN ARCHITECTS
Aera Bakery / Gonzalez Haase Architects
Tricolor Trilogy Pavilions / People’s Architecture Office
Papyrus Flagship Store / WGNB
Escola René Beauverie / Dominique Coulon & associés
Casa Nostos / TANAT
Deepsea Coffee / Parallect Design
The Lighthouse Young People’s Centre / Associated Architects
Museu da Cachaça / Jô Vasconcellos
Cor do Ano Pantone 2019: Living Coral
Combinando vibrância efervescente com a autenticidade da natureza, a Cor do Ano Pantone de 2019, Living Coral, é "um tom de coral animador e afirmativo da vida, com um subtom dourado que energiza e vivifica", introduz a Pantone. A mistura brilhante, enigmática e quase fluorescente de rosa, laranja e vermelho foi escolhida em "reação ao ataque da tecnologia digital na vida diária”. Em busca de experiências autênticas e envolventes que possibilitem conexão e intimidade, a natureza envolvente do Living Coral acolhe e incentiva atividades alegres, simbolizando nossa necessidade inata de otimismo e atividades alegres."
10 projetos que utilizam as Cores do Ano Pantone 2019 – Living Coral
Uncommon Store / Atelier Archi@Mosphere
Donut & Coffee Shop in Daejeon / KKOL Studio
XYTS Shop / WGNB
Restaurante Jess / Biancoebianca
KerryOn Living Room / Spark Architects
Bullguer Centro / SuperLimão
Le Soufflet / NatureHumaine
Innovation Lab / AIM Architecture
Creche 4 Nurseries / Schemaa
University Library of the University of Amsterdam / Ira Koers + Roelof Mulder
Saiba mais sobre a Cor do Ano 2024 da Pantone: Peach Fuzz
Encontre esses projetos coloridos nesta pasta do ArchDaily criada pelo autor.
Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: Resumo do Ano. Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.